A física tem o objetivo de mostrar os componentes fundamentais do Universo mostrando as forças que eles exercem e os resultados dessa força. Ela nos permite conhecer as leis gerais da natureza buscando entender e descrever os fenômenos que ocorrem na natureza. Podemos afirmar que a Física está presente no nosso cotidiano, por mais que passe despercebida ela está em tudo a nossa volta. E não tem delimitações, está sempre em evolução contínua.
Com o passar do tempo e com a evolução científica, a Física ganhou muito destaque em relação às outras ciências e seu campo de estudo teve uma incrível evolução. Os cientistas sugeriram uma divisão de áreas dentro da própria Física, de forma que cada área englobasse os assuntos que apresentassem propriedades semelhantes. Surgindo os seguintes ramos da Física:
Mecânica: é o ramo que estuda os fenômenos relacionados com o movimento dos corpos. Estamos tratando de fenômenos mecânicos quando estudamos o movimento de queda de um corpo, o movimento dos planetas, a colisão de dois automóveis e etc.
Termodinâmica: é o ramo que estuda os fenômenos térmicos. Ou seja, temperatura, pressão e volume. Portanto, ela trata da variação da temperatura de um corpo, a fusão de um cubo de gelo, a dilatação de um corpo aquecido e etc.
Eletromagnetismo: esse ramo incluí os fenômenos elétricos e magnéticos. Desta maneira são estudados as atrações e repulsões entre os corpos eletrizados, funcionamento de aparelhos eletrodomésticos, propriedades de um imã, até mesmo a produção de um relâmpago e etc.
Óptica: estuda os fenômenos relacionados com a luz. Ou dizendo melhor, a radiação eletromagnética sendo visível ou não. Explica os fenômenos de reflexão, refração e difração, a interação entre a luz e o meio e etc. Por exemplo a observação de um objeto distante através da luneta, a separação da luz solar nas cores do arco-íris e etc. Ela se divide em: óptica geométrica, óptica ondulatória, óptica eletromagnética e óptica quântica.
Ondulatória: parte da Física que é responsável por estudar as características e propriedades dos movimentos das ondas. Analisando aplicações, movimentos e relações. Por exemplo, as ondas em uma corda ou na superfície da água. Também são estudados os sons sonoros.
Ou seja, sem a Física algumas coisas seriam realmente impossíveis de serem exercidas. Muitas coisas importantes em nosso cotidiano foram criadas graças a ela.
Trabalho muito bem elaborado! Bastante interessante sua introdução, fornece diversas informações. Parabéns!
ResponderExcluirTrabalho bem explicado, eu pude aprimorar minha pesquisa através de suas informações, parabéns.
ResponderExcluir